4 de julho de 2011

Seleção de Mano é burra!




Veja por que a seleção de Mano é burra e como essa burrice, hoje respaldada integralmente pela nossa Geni-Press, a parcela mais medíocre de nossa crônica esportiva, está afundando o nosso futebol.


Dedicado a Mário Novello, torcedor do Fluminense e o mais importante cientista da atualidade, e ao botafoguense (como eu) Sérgio Augusto, um dos raros articulistas sérios e de peso de nosso jornalismo. Os dois estão entre os poucos que entendem de futebol mais do que nossa Geni-Press.




Infelizmente, sou obrigado a repetir pela zilhonésima vez: o esquema de Mano Menezes é burro. E o adotado hoje, no 0 a 0 contra a Venezuela, foi mais burro ainda. Superou em ingenuidade todos os anteriores, incluindo os sofríveis das eras de Zagallo, Parreira e Dunga, que jogavam dessa mesma forma burra, só que com pequenas variações, um pouco mais inteligentes. Ou seja, Mano Menezes continua irritando demais a torcida brasileira, que já, já, vai começar a chamá-lo de burro. Está claro que, se o Brasil não mudar essa coisa de jogar com time-escadinha (o centroavante enfiado lá na frente esperando a bola sair do goleiro, passar pelos pés do time inteiro e chegar ao primeiro atacante), não nos classificaremos, Mano não levará a Copa América e vai se despedir rapidinho da Seleção. Ou, pior, se Mano continuar com esse futebol raso e pobre a ponto de levá-lo para a Copa de 2014, assistiremos a novo vexame tão triste quanto o de 1950.

O esquema adotado no jogo de hoje é o mesmo em que o futebol brasileiro já tanto se viciou, desde que passou a ser comandado por Zagallo, depois Parreira, Dunga e agora Mano. E só comprova que Mano, a exemplo da parcela mais medíocre de nossa mídia esportiva (a Geni-Press), não entendeu ainda o futebol moderno.

Todos os times sérios que estão ganhando títulos com o futebol-arte, como Santos e Barcelona, não praticam mais há décadas esse futebol-escadinha. Apesar disso, a maioria de nossos cronistas esportivos, que por sinal compõe a parcela mais medíocre deles (a cega Geni-Press), apóia esse esquema ultrapassado, de Daniel Piza a PVC. E, ao que tudo indica, não nos livraremos disso nem deles tão cedo.

Especialmente hoje, Mano teve a coragem de escalar dois centroavantes para jogarem “enfiados”, o que ultrapassa todos os limites do bom senso e é BURRO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA!!! Como é que um técnico de seleção não sabe disso? Que nossa mídia não saiba, ainda vá lá. A Geni-Press sempre foi pobre de espírito, está eivada de intelectuerdas que não entendem nada do babado. Mas um técnico de seleção?

No meio da semana, Daniel Piza, do Estadão, chegou a dizer que essa poderá ser a formação ideal da Seleção para a Copa de 2014, com Pato lá na frente. Durante a transmissão do empate em 0 a 0 com a Venezuela, Galvão Bueno, da Globo, também deixou claro que o Brasil tem esperança de que “esse venha a ser o time”, mas aos poucos foi se decepcionando. E Casagrande fechou seus comentários com chave de ouro, ao eleger Pato --- que foi “menos um” o tempo inteiro, não fez nada senão esperar a bola para finalizar --- o melhor do jogo. Mesmo que tivesse feito gol com aquela bola na trave, o Brasil teria jogado errado!!!

Como é que pode isso? Mano Menezes já está totalmente perdido, e mal a Copa América começou! Convocou errado (ao chamar especialistas como Fred etc.), tem escalado mal e substituído muuuuuito mal.

Ah, mas a Argentina também estreou com um empate contra a Bolívia e quase perdeu o jogo, dirão os bobinhos. E daí? Isso só vai fazer a Argentina crescer, para se classificar, ao contrário do Brasil. Como ninguém na Seleção (e também na Geni-Press) consegue enxergar onde está o problema, o empate contra a Venezuela não vai servir para nada, talvez para nos afundar ainda mais, se nada mudar na Seleção.

Você acha que Mano vai agora adotar o esquema do Barcelona e do Santos e passar a jogar sem atacantes e centroavante enfiado? Será que Mano terá esse alcance? É acreditar demais no técnico. O mais provável é Mano entrar agora com Lucas, mantendo o mesmo time-escadinha com Pato ou Fred lá na frente. Mais sofrimento, até o time não se classificar, meu amigo. Até porque Mano já fez isso com Lucas nos últimos amistosos e também não deu certo. Como aceitar tanta cegueira?

O mais impressionante é que a Geni-Press nunca consegue enxergar isso. É tão óbvio que o futebol do Brasil praticado hoje contra a Venezuela foi burrinho, e nada de nossa mídia sacar. Todos ignoram, do goleiro ao centroavante, passando pelos técnicos, dirigentes, jogadores e, INFELIZMENTE, pela nossa infeliz Geni-Press.

Sabiamente, a Venezuela marcou o Brasil sob pressão, na saída de bola da Seleção. Pato plantado lá na frente, à espera. E nada de a bola chegar fácil até ele. E olhe que entramos em campo com onze dos 30 melhores jogadores do mundo! Será que não temos, mesmo, inteligência para fazer que os melhores do mundo entrem em campo e joguem bola?

ATENÇÃO, GENI-PRESS, DIRIGENTES, TÉCNICOS, JOGADORES, MANO MENEZES, DANIEL PIZA, PVC E TODOS AQUELES QUE COMPACTUAM COM ESSA FORMA BURRA DE JOGAR DA SELEÇÃO: NÃO SE JOGA MAIS ASSIM EM LUGAR NENHUM DO PLANETA, A NÃO SER NO BRASIL!!! ESSE ESQUEMA ESTÁ ULTRAPASSADO E VAI CONTINUAR NOS LEVANDO A PERDAS DE TÍTULOS, COMO TEM ACONTECIDO COM FREQUÊNCIA!!! JOGAR COM ATACANTES ENFIADOS À ESPERA DA BOLA É TORNAR O TIME NÃO SÓ VULNERÁVEL, MAS DIFICULTAR AINDA MAIS O TRABALHO DE DESARME E DE ARMAÇÃO PARA AS FINALIZAÇÕES. MIREM-SE NOS EXEMPLOS DO BARCELONA E DO SANTOS TRICAMPEÃO DA LIBERTADORES. É MELHOR JOGAR COM ZÉ LOVE COMO CENTROAVANTE DO QUE COM PATO OU MAIS AINDA DO QUE COM FRED!!! A SOLUÇÃO PODE ESTAR ENTRE OS CONVOCADOS. BASTA TIRAR PATO E ENTRAR COM LUCAS NO LUGAR, ESTE COM A MISSÃO DE TAMBÉM AJUDAR (FORTEMENTE) NA MARCAÇÃO E NA ARMAÇÃO. PELO MENOS, ASSIM, O TIME VAI MELHORAR, JOGAR FÁCIL, MAIS SOLTO. MAS NUNCA QUE MANO VAI ABRIR MÃO DO CENTROAVANTE “ENFIADO”. COM CERTEZA, VAI ESPERAR ATÉ SER ELIMINADO E PERDER O EMPREGO. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

MINHA FORTALEZA


VOLTA PRA MIM!!!
MESMO QUE ESTEJA EM OUTRA DIMENSÃO!!