6 de fevereiro de 2010

Numa luta entre Dona Benta e Tia Anastacia, quem vence ? Sindromes das Urticárias


Carta “escrita provavelmente em 1932”. Conversa entre amigos: Correspondência escolhida entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas/Cpdoc, 1986, p. 68.

"Vou ler o teu livro como nunca li nenhum. Degustando, penetrando, deslumbrando-me em ver expressas nele idéias que me vieram por gestação, intuitivamente. E depois te escreverei.
Meu petróleo está uma pura maravilha.
A vitória está assegurada e, a não ser que me veja espoliado por leis do Juarez, nacionalizadoras do petróleo e que tais, que venham matar o surto da futura indústria e privar-me do que com ela eu possa vir a ganhar, terei meios de realizar várias grandes coisas que me fervem na cabeça.
Uma delas diz com você. E criar luxuosamente um aparelho educativo com você à testa, como nunca existiu no mundo.
Um gânglio novo, libérrimo, autonomíssimo, fora de governo, de religião, de tudo quanto restringe e peia. Um gânglio que vá se irradiando até fazer-se um formidável organismo moldador de homens – educador no mais elevado sentido.
Com escolas especializadas, com jornais e revistas, com casa editora, com livrarias, com cinema, com estação de rádio própria, com estação tele-emissora de imagens... Qualquer coisa como a Radio City do Rockefeller, mas educativa.
O governo que ensine ao povo o que quiser; a religião, idem. Nós, do alto da nossa Education-City, servida por todas as máquinas existentes e as que hão de vir, pairaremos sobre o país qual uma nuvem de luz. Um corpo de cérebros, dirigido por você.
Prepara: a máquina multiplicadora, dissemina. Iremos fazer com um pugilo de auxiliares o que o Estado – essa besta do Apocalipse – não faz com milhares e milhares de infecções chamadas escolas e de cágados chamados professores.
A nossa educação cairá como chuva de neve sobre o país, sem saber e sem querer saber aonde os flocos irão pousar. (...) "

Pretencioso?
Anarquista?
Talvez...
Megalomaníaco...?
E Daí?
E as Grandes Empresas? Por que não se comprometeram antes com o povo? Em tecnologias são perfeitas... Perfeitos porque o Estado abraçou....
E a Responsabilidade Social? Estamos presenciando publicação de editais, projetos apoiados... etc...Mas por que o Estado não abraça as idéias de um Cristóvam Buarque? Movimento Educacionista...?
Estamos a mercê da censura prévia do Estado, das grandes empresas e corporações.
Como se diz na linguagem popular “Estamos no mato sem cachorro”.
Vamos ficar cheios de "Dom Quixotes"...o que é uma pena...
Mas eu particularmente sei que a luta continua...
Continua com libelos contra a ditadura da mídia...
Talvez a NET, essa faca de dois gumes estará ou está pulverizando e disseminando essas idéias... Cores e Sons libertos transbordando e inundando os cantos do mundo...
Experiências e receitas sendo trocadas em tempo real. Mas como tudo que existe sempre possui duas extremidades, precisamos ficar atentos.
E testarmos as receitas para não sofrermos das "Síndromes das Urticárias".
Cor não se aprende, cor se nasce sabendo...
De" Bananas" todos entendemos.
Verde, amarelo....todos conhecemos...
Os coloríficos e temperos podem nos oferecer um novo paladar. apresentar uma nova visão da arte de cozinhar e todas informações necessárias para tornar a arte de cozinhar num prazer muito especial... para alguns privilegiados, é claro.
Estamos ficando daltônicos e atualmente só enxergamos cores sombrias...
Estes "chefes de cuisine" leram e assimilaram do modo que lhes foi mais conveniente: "a questão não está na receita - está no jeitinho de fazer... Isto de cozinhar tem seus segredos..." (Tia Nastácia, em "Memórias da Emília")
Estamos cozinhando tudo em "banho-maria"...
E saímos aí a perguntar: Azeite de Oliva... Azeite de Dendê?
Numa luta entre Dona Benta e Tia Anastacia, quem vence ? Ninguém!...Todos perdemos.

PS: Deixo bem claro aqui que discordo dos exemplos, mas era a conjuntura da época e o mundo era diferente...ou talvez não ... já estaria buscando ou já sob a ditadura da mídia...
Eu coloco e troco sem medo: Um corpo de cérebros, dirigido por nós em vez de por você.
Eu não sou contra Estatais...
Sou a favor de tudo... Desde que os impostos vão para o benefício do povo.
Mas que a idéia, a proposta é magnífica isso é!!...

Maria Tereza Penna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus sentimentos