22 de julho de 2010

Big Bang ou Universo Eterno?



  Ilustração Maria Tereza Penna
Cientista brasileiro Mário Novello prova: Big Bang não é o começo de tudo e o Universo é eterno e não tem criador. 

                O novo livro do cientista brasileiro Mário Novello --- Do Big Bang ao Universo Eterno --- é leitura obrigatória não só para físicos e cosmólogos como ele, mas para o leigo. O trabalho trata da nova e fantástica constatação científica de Novello, de ataque fulminante ao Big Bang. Novello acaba de derrubar a noção segundo a qual o Universo originou-se do Big Bang, a explosão primordial que teria ocorrido há bilhões de anos, a partir de um ponto singular.

A comprovação de Novello --- já aceita pela comunidade científica internacional --- está não no livro, mas na mais conceituada publicação da área, a Physics Reports (volume 463, número 4, de julho de 2008 e disponível no site www.sciencedirect.com).  

A Physics Reports só divulga trabalhos depois de devidamente avalizados pelos mais renomados cientistas que ela mesma designa para tanto. A nova comprovação de Novello serve como guia para este seu novo  livro --- escrito de forma didática até para estudante de colegial entender -- e que se detém nas motivações que levaram o autor a derrubar a falsa noção do Big Bang como sendo a origem de tudo.

Para Novello --- e é isto que ele acaba de provar cientificamente ---, não houve um único momento de criação nos moldes do Big Bang. Segundo sua comprovação, o Big Bang  foi apenas um ponto de passagem derivado de outros fenômenos ocorridos no Universo e não deve ser identificado como  ponto primordial que teria dado origem a tudo que existe.
           
Ao exibir as razões pelas quais  o Big Bang foi apenas ponto de passagem, Novello demonstra cientificamente também que não houve um começo singular e único de origem de tudo. E que o Universo é eterno e infinito no tempo, portanto, não tem origem, posto que tudo nele não passa de momento de transição, ou seja, tudo no Universo vem do infinito e vai para o infinito. O Universo é processual, comprova Novello.
           
O cientista demonstra cientificamente ainda que, se o Universo é eterno e infinito no tempo --- ou seja, se não houve esse “instante de criação” ---, vêm também do eterno e do infinito tais pontos de passagem como o Big Bang. Em suma, se o cientista prova que o Universo não tem origem e é eterno, fica claramente demonstrado que o Universo também não teve criador. Estava certo Lavoisier ao dizer que nada se cria, tudo se transforma.
           
Embora não o mencione em seu livro, Novello põe por terra, assim, a hipótese criacionista do design inteligente, segundo a qual uma inteligência superior --- Deus --- teria sido responsável pela Criação. Ou seja, Deus pode até existir, mas não é, em absoluto, o criador do Universo, uma vez que este sempre existiu, jamais foi criado.
           
Em seu livro, Novello vai ainda mais longe. Mostra por que a noção do Big Bang (como momento de condensação máxima capaz de justificar e explicar a grande explosão) fez tanto sucesso e conquistou até mesmo a comunidade científica, tornando-se ideia hegemônica. Segundo o cientista, a percepção de que o Big Bang teria dado origem ao Universo a partir do nada acabou por consagrar a noção metafísica segundo a qual houve um Criador e ele é Deus.
           
“Esse modo de descrever a criação, os momentos iniciais do Universo” --- o modo que teria se originado do Big Bang, diz Novello em seu livro --- “tem seu análogo em diversas religiões que identificam em suas cosmogonias o tempo mítico/mágico no qual os deuses se debruçaram para além de suas atividades usuais a fim de empreender a criação do mundo”.
            
Novello lembra ainda, no livro, que o cenário do Universo eterno, que ele já comprovou e apresentou como científico, só nos últimos dez anos começou a tomar corpo no meio acadêmico, em oposição ao modelo do Big Bang. Dois parágrafos na contracapa do livro explicam o que pretende Novello com essa sua nova publicação:
           
“Nas últimas décadas, a ideia de que o Universo teve origem num momento de condensação máxima ocorrido há poucos bilhões de anos foi bastante difundida. Embora produzida no contexto da ciência, essa descrição tornou a forma de um mito de criação do mundo semelhante às antigas cosmogonias de base religiosa.
           
“Neste livro inovador e necessário, o premiado cosmólogo Mário Novello, examinando as mais recentes pesquisas e observações astronômicas, explica por que esse modelo conhecido como Big Bang jamais deveria ter assumido o papel hegemônico que a ele se atribuiu. E analisa as condições que tornaram possível o surgimento de outros cenários, entre eles o do Universo eterno dinâmico, em que sua origem é deslocada para um tempo remoto.” Abraços a todos, Tom Capri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus sentimentos